Álbum: Real Fantasia
Ano: 2012
Lançamento: Universal Music
Era 1996 quando Daniela Mercury lançou seu quarto álbum de estúdio. "Feijão com Arroz", como o próprio nome induzia, era sobre mistura de ritmos, cores, culturas. Com "Feijão com Arroz", Daniela tentava dar um novo rumo ao Axé Music que, à época, já ensaiava um esgotamento de nuances. O álbum é um dos maiores êxitos da carreira da cantora até hoje. Mais de quinze anos depois, "Rapunzel", "Minas com Bahia", "Nobre Vagabundo", "À Primeira Vista" e "Dona Canô" continuam sendo clássicos que primam pela individualidade rítmica. Abraçar o mundo sem tirar o pé do chão: Daniela cantou a pedra, poucos seguiram.
Desde então, os frutos do Axé Music não foram muito significativos. As alternativas criadas para que o gênero pudesse ecoar acabaram sendo ofuscadas pela vontade incessante de vender, de ter uma música para o verão nas rádios. Poucos são os artistas que primam pela novidade, pela surpresa, que apostam com a certeza de estarem, de fato, fazendo algo novo (nesta lista, destacam-se Carlinhos Brown, Araketu e Banda Eva, por acreditarem que o Axé pode ser mais do que apenas hinos motivacionais).
O novo álbum de Ivete Sangalo, "Real Fantasia", lançado este mês, não aponta para novos caminhos mas tem qualidade. Está lá a Ivete Sangalo que todos conhecem: A voz agradável acompanhada de uma competente banda que entoa mensagens positivas. "Real Fantasia" ganha algum destaque na carreira de Ivete Sangalo pela tentativa de misturar o seu som usual com outros ritmos (como a cumbia em "Vejo o Sol e a Lua", o eletrônico em "Só Nós Dois" e a salsa em "Delira na Guarija"), que suprimem a precariedade das letras, uma das características das músicas da cantora.
"Real Fantasia" ganha mais destaque quando percebe-se que Ivete Sangalo não é uma artista de álbuns e sim de singles. Poucos são aqueles que sabem os nomes dos discos, ou a qual CD faz parte essa ou aquela música. Apesar disso, Ivete esteve onipresente nas rádios, mesmo passando cerca de seis anos sem lançar um álbum de inéditas (seu último foi "As Super Novas" em 2005), durante este tempo, a cantora lançou dois projetos gravados ao vivo.
"Real Fantasia" anima, cumpre o papel de esquentar o verão e prima pela mistura. Dá para entender o porquê de Ivete ser considerada uma das artistas mais populares do país. "Real Fantasia" não aponta novos caminhos para o Axé Music, nem para a música baiana, mas, ao que parece, ninguém quer saber disso, todo mundo só quer dançar.
Se você tivesse que ouvir apenas uma música do cd: Vejo o Sol e a Lua
.jpg)


Nenhum comentário:
Postar um comentário